RAID 1
segunda-feira
MÓDULO 4 - AUDIOVISUAIS - PROJECTO - 2ª AULA
Nesta aula criamos os grupos para cinema....
Joana Marques
Mª Beatriz Nunes
Rebeca Correia
Sara Esteves
....e após uma discussão de ideias chegamos à conclusão que o nosso conceito devia ser sobre a adolescência, as influências na adolescência e os efeitos que essas influências têm no futuro...
"Na adolescência cresces, tornas-te diferente, andas ao sabor do vento, não dependes só de ti mas do mundo que te rodeia. Facilmente te deixas influenciar pela tua geração: música, rádio, televisão e principalmente a internet contram-te e apoderam-se de ti.
Com isto, quando chegares ao topo a seres quem não és e a teres aquilo com que nunca sonhaste, arrependes-te de não teres feito a vida à tua maneira.
É neste momento que queres voltar a trás e não podes. Corrigir o mal-feito.
Ninguém esquece o passado. Aquilo que fomos é aquilo que somos. E para construirmos aquilo que seremos, é preciso a nossa essência.
Mesmo que não queiras, um dia vais encontrá-la, e nesse dia divides-te entre a pessoa que És e a pessoa que Foste. De que lado estás?"
Joana Marques
Mª Beatriz Nunes
Rebeca Correia
Sara Esteves
....e após uma discussão de ideias chegamos à conclusão que o nosso conceito devia ser sobre a adolescência, as influências na adolescência e os efeitos que essas influências têm no futuro...
"Na adolescência cresces, tornas-te diferente, andas ao sabor do vento, não dependes só de ti mas do mundo que te rodeia. Facilmente te deixas influenciar pela tua geração: música, rádio, televisão e principalmente a internet contram-te e apoderam-se de ti.
Com isto, quando chegares ao topo a seres quem não és e a teres aquilo com que nunca sonhaste, arrependes-te de não teres feito a vida à tua maneira.
É neste momento que queres voltar a trás e não podes. Corrigir o mal-feito.
Ninguém esquece o passado. Aquilo que fomos é aquilo que somos. E para construirmos aquilo que seremos, é preciso a nossa essência.
Mesmo que não queiras, um dia vais encontrá-la, e nesse dia divides-te entre a pessoa que És e a pessoa que Foste. De que lado estás?"
MÓDULO 4 - AUDIOVISUAIS - TECNOLOGIA - 2ª AULA
Fotografia:
Invenção: 1824/1826
- fotografia é a técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais de uma imagem sobre uma camada de material sensível à exposição luminosa, o suporte. Surgiu das tentativas de vários pesquisadores que, independentemente, trabalharam para aperfeiçoar os métodos de impressão sobre papel. Niépce, hoje reconhecido como seu inventor, teve a ideia de unir dois fenômenos conhecidos:
Um fenômeno físico, já utilizado por artistas pelo menos desde a época deLeonardo Da Vinci: a câmara obscura;
Um fenômeno químico para fixar as imagens geradas pela câmara obscura: a fotossensibilidade dos sais de prata, comprovada pelo físico alemão Johann Heinrich Schulze desde 1727.
Niépce utilizou uma placa de estanho coberta com betume e produziu uma câmera que exigia cerca de oito horas de exposição à luz solar, invenção que batizou de heliografia. Morreu em 1839, antes de vê-la aclamada. Quem levou a fama durante muito tempo foi seu sócio Louis Jacques Mandé Daguerre, que, em 1835, substitutiu a placa de estanho por uma de cobre coberta com prata polida. Ele denominou sua máquina de daguerreótipo e o processo de daguerreotipia, para ter certeza de que a humanidade não o esqueceria, como havia acontecido com Niépce.
Invenção: 1824/1826
- fotografia é a técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais de uma imagem sobre uma camada de material sensível à exposição luminosa, o suporte. Surgiu das tentativas de vários pesquisadores que, independentemente, trabalharam para aperfeiçoar os métodos de impressão sobre papel. Niépce, hoje reconhecido como seu inventor, teve a ideia de unir dois fenômenos conhecidos:
Niépce utilizou uma placa de estanho coberta com betume e produziu uma câmera que exigia cerca de oito horas de exposição à luz solar, invenção que batizou de heliografia. Morreu em 1839, antes de vê-la aclamada. Quem levou a fama durante muito tempo foi seu sócio Louis Jacques Mandé Daguerre, que, em 1835, substitutiu a placa de estanho por uma de cobre coberta com prata polida. Ele denominou sua máquina de daguerreótipo e o processo de daguerreotipia, para ter certeza de que a humanidade não o esqueceria, como havia acontecido com Niépce.
quinta-feira
4º MÓDULO - AUDIOVISUAIS - REFERENCIAIS
![]() |
Liberdade para fazer tudo o que quiser... |
![]() |
Sobre tudo o que for... |
![]() |
Portões de Paris, viagens... |
![]() |
Dar a volta ao Mundo.. |
![]() |
Subir montanhas, descer a neve... |
![]() |
Ir a todo o lado... |
![]() |
Ver tudo... |
![]() |
Dar o salto para o Mundo |
![]() |
Ficar em todo o lado... |
![]() |
Ir para todo o lado... |
![]() |
Através de reflexos ou memórias |
![]() |
E acabar bem..ou continuar.. |
terça-feira
MÓDULO 4 - AUDIOVISUAIS - TECNOLOGIA - 1ª AULA
CINEMA:
- Inventado a 28 de Dezembro, pelos irmãos Lumiérè
- França
- Cinematógrafo: aparelho que faz filmes(deu o nome ao cinema)
Plano - Um enquadramento de uma vista contínua
Cena - Unidade de acção de um filme, que se passa num determinado lugar(espaço dramático). Geralmente sempre que se muda de lugar muda-se de cena.
PLANOS:
- Plano Geral: da cabeças aos pés
- Plano Médio: Cintura à cabeça
- Plano Próximo: do peito à cabeça
- Grande Plano: do pescoço à cabeça
- Muito Grande Plano: face
- Pormenor: certos pormenores como um olho, boca, mão...
- Plano de Conjunto: 2(ou +) no plano mas nenhuma está em plano geral
- Plano Americano: Dos joelhos até a cabeça
PERSPECTIVA:
- A Nível Normal: ao nível dos olhos
- Picado: a cima do nível dos olhos
- Contra-Picado: abaixo do nível dos olhos
MOVIMENTOS DA CÂMARA:
- Panorâmicas - Movimentos para a direita, esquerda
- Travellings - Movimentos em que a própria câmara se desloca, seja sobre calhas, steadycam ou sobre rodas(Dolly).
ZOOM: Ilusão de movimento criado pela utilização da objectiva zoom da câmara
RACCORDS: Tudo o que assegura continuidade de plano para plano(adereços, luz...)
ELIPSE: Avanço no tempo(elipse espacial: avanço no espaço; elipse temporal: avanço no tempo)
FLASHBACK: Recuo no tempo
MÓDULO 4 - AUDIOVISUAIS - PROJECTO - 1ª AULA
RETRATOS:
3 PORTAS: - Retrato 1
- Retrato 2
- Retrato 3
Objectivo das aulas de projecto: desenhar os planos de retrato:
- adereços
- maquilhagem
- cenário
- (...)
PESQUISA DE RETRATOS:
3 PORTAS: - Retrato 1
- Retrato 2
- Retrato 3
Objectivo das aulas de projecto: desenhar os planos de retrato:
- adereços
- maquilhagem
- cenário
- (...)
PESQUISA DE RETRATOS:
![]() |
"Menina Afegã" 1985 Steve McCurry |
![]() |
"Hernest Hemingway" 1957 Yousuf Karsh |
![]() |
"Fred Astaire" Desconhecida Desconhecido |
![]() |
"Albert Einstein" 1951 Arthur Sasse |
![]() |
"Buzz Aldrin" 1969 Neil Armstrong |
![]() |
"Marlene Dietrich" 1951 Desconhecido |
![]() |
"Lance Armstrong" 1999 Annie Leibovitz |
PESQUISA CINEMA:
Irmãos Lumiérè:
- Primeiro filme;
- "La Sortie des usines Lumière"
mas ainda antes dos irmãos lumiérè, tentavam fazer pequenas animações como:
Irmãos Lumiérè:
- Primeiro filme;
- "La Sortie des usines Lumière"
mas ainda antes dos irmãos lumiérè, tentavam fazer pequenas animações como:
Zootrópio
Após o aparecimento do primeiro filme, foi-se desenvolvido os filmes e foram aparecendo vários artistas...
Charlie Chaplin:
Buster Keiton
4º MÓDULO - AUDIOVISUAIS - 1ºAULA - PROJECTO
RAIDS:
- 1º RAID - RECONHECIMENTO
- pessoas
- ruas
- pormenores
- muros
- 2º RAID - SELECÇÃO DE IDEIAS
- pessoas
- muros
- 3º RAID - RAID FINAL
- 6 ou mais fotos
- relacionamento com conceito
PESQUISA SOBRE RAIDS FOTOGRÁFICOS:
domingo
4º MÓDULO - AUDIOVISUAIS - 1ºAULA - PROJECTO
Inicio do 4º módulo, audiovisuais.
Desafio: - Ao Contrário de Gregor tu vais abrir portas... O que é que encontras para lá dessas portas??
Conceito - Vou agora abrir protas para o Mundo, para as minhas memórias, para as memórias das minhas viagens, para os meus amigos, abri portas para a viagem com eles até uma cidade longínqua e abri portas para a torre eiffel com a minha família. Abri portas para o planeta Terra e para tudo o que rodeia, as estrelas, as galáxias, os buracos negros, vou abrir portas até para os extraterrestres que fazem parte da minha imaginação. Porque faz tudo parte da minha imaginação... as minhas viagens ou as viagens que não fiz, ao topo do Empire State Building ou ao topo do meu prédio onde vejo tudo...quer esteja lá ou não...
1ª porta...Vou abrir a minha mente para o mundo, conhecer coisas novas, sentir emoções novas...
2ª porta... Vou começar a adorar o que vejo, amar o que sei sobre o Mundo e a desejar ver tudo...
3ª porta... Vou abrir portas para o que não existe, viagens que nunca fiz e para sítios que não estão lá... o Mundo Inexistente
sábado
MÓDULO 3 - DESIGN DE COMUNICAÇÃO
MÓDULO 3 - DESIGN DE COMUNICAÇÃO - AULA 1 - TECNOLOGIA
- Apresentação sobre o Módulo;
Design de Comunicação:
- processo criativo;
- construção de mensagens
- design gráfico;
- editorial
- web-design
- redação
Subscrever:
Mensagens (Atom)