sábado

6º MÓDULO - TÊXTEIS - PROJECTO - 1ª AULA

Nesta aula preparei a próxima aula(tecnologia) para estar organizar e saber o que saber para não desperdiçar tempo.
Finalizei o meu conceito, já tinha criado mas ainda não tinha escrito as palavras chaves/principais: VOAR e PRESO
  Para este módulo temos de fazer intervenções têxteis e um objecto... (20 ou 10 com objecto)
Resolvi então fazer um objecto a partir de um CD
 mas antes ainda estava a desenvolver a ideia... pensando, para o objecto, um pequeno quadrado de madeira:



No meu objecto vou criar uma espécie de espanta-espíritos onde o cd vai estar a segurar varias tiras de tecido e linhas/lã e depois vou construir um pássaro para representar a liberdade do meu conceito(voar)
Depois de decidir o objecto(CD) desenhei o produto final: 


6º MÓDULO - TÊXTEIS - REFERÊNCIAIS

Como o meu conceito está relacionado com o paradoxo da liberdade e prisão resolvi "esclarecer" o meu conceito em duas palavras: Voar e Preso... tentando procurar imagens que representassem estas duas palavras:
Liberdade, para mim, significa o poder de voar para longe, dar o grande salto de braços abertos para o mundo como um pássaro no céu azul









Estar preso, como Gregor Samsa, é estar atado a si próprio sem poder fazer nada, preso num quarto(cela) sem qualquer contacto com o exterior:






6º MÓDULO - TÊXTEIS - TECNOLOGIA - 1ª AULA

Nesta primeira aula de tecnologia os professores apresentaram esta "área", de têxteis, o que irá acontecer nas três aulas de tecnologia e as várias técnicas existentes em têxteis-

Depois de mostrarem alguns trabalhos de outros alunos com o tema da metamorfose os professores mostraram uma apresentação PowerPoint sobre este curso:
·        Este curso permite ao aluno dominar vocabulário base da expressão plástica, tendo em vista o desenvolvimento da actividade criativa nos campos das artes plásticas da cerâmica, da ourivesaria, to têxtil e da realização plástica do espectáculo, em projectos autónomos.
·        Materiais, Técnicas e Equipamentos:
Manipulação e selecção de materiais convencionais e não convencionais de matérias e apropriação de objectos encontrados.
Acção: recortar, rasgar, desfiar, entretecer, aplicar, sobrepor, enchumaçar, revestir, forrar, franzir, coser, pontear, stitch, respontar, bordar, colar, engomar, tingir e reservar.
Técnicas: 

Aplicar:  Colocação de apliques em cima de tecidos ou outro tipo de objecto: 
Revestir: Revestimento, através de tecidos, de certos objectos:
 Franzir: Técnica de decoração de tecido formada por dobras do mesmo(ou com um fio)
Pontear: Através de uma agulha e fio vai-se cosendo pretendendo mostrar a linha como forma de decoração
Stitich: Costura livre, levando os pontos aos pontos cirúrgicos:
 Bordar: Ornamentação através de agulha e linha:
Colar: Colagem de tecidos ou outros objectos em cima em tecidos ou outros objectos:
Engomar: Colagem de apliques que reagem ao calor colando-se ao tecido(através de um ferro de engomar)
Tingir: Pintura do tecido através de stencil ou tinta:
Reservar: Criação de padrões no tecido através do stencil

Rasgar: Criação de uma obra através de tecidos rasgados colados ou cosidos.


5º/6º MÓDULO - DESIGN DE PRODUTO E TÊXTEIS

Conceito: Até este ano nunca tinha lido este livro, já conhecia o humor negro de Kafka mas não conhecia as histórias... Gregor Samsa é transformado neste insecto como uma pessoa normal é transformada noutra.. as pessoas mudam, e é isso que me vou lembrar para o resto da vida.. como uma simples vida, a de Gregor, é mudada de pernas para o ar...  Um dia é humano e depois acorda na forma de uma criatura gigante e não pode sair daquele quarto. Todos tinham medo dele menos a irmã que tentava ajudar. Gregor tentava ganhar um pouco de liberdade saindo do quarto para ouvir a sua irmã tocar o violino mas assustava as pessoas e ficava deprimido a pensar que não havia solução para a situação.
Essa luta para conquistar a liberdade, para sair do seu quarto é o que vou lembrar-me mais desta história... Cada vez que pensar que a vida está má e que nao podia haver pior.. vou-me lembrar do que era para Gregor estar fechado num quarto transformado num insecto... o terror e a solidão.. e vou pensar que não estou sozinha neste mundo

sexta-feira

5º MÓDULO - DESIGN DE PRODUTO - 3ªAULA - TECNOLOGIA

Esta aula serviu para alguns alunos acabarem o trabalho e para os professores avaliarem os trabalho feito até ao momento.
    Como eu já tinha feito o cubo em casa, tive a melhorar os esquiços(mostrados nas mensagens anteriores)
 Fotos do Cubo:














5º MÓDULO - DESIGN DE PRODUTO - 2ªAULA - PROJECTO

Os primeiros 10/15 minutos da aula foram ocupados pela apresentação do professor Luís Simões sobre a área do Som.
Depois da apresentação deu-se a continuação da planificação dos sólidos e início da produção das maquetas(para alguns alunos, como o meu caso):


Sólidos planificados nesta aula

5º MÓDULO - DESIGN DE PRODUTO - 2ªAULA - TECNOLOGIA

Inicio da planificação dos sólidos: 



Sólidos criados nesta aula...